Quantcast
 

Terapeutas dentários – uma nova classe profissional?

Regeneração dentária pode vir a substituir a obturação

A introdução da "Terapia Dentária" nos Estados Unidos está já a gerar acesa polémica entre Governos Federais e a American Dental Association.

No próximo mês de Julho, o Estado do Maine será o segundo nos Estados Unidos a autorizar práticas de higienização oral não supervisionada, sendo que, actualmente, o Estado do Colorado é o único a permitir aquela prática de forma ilimitada.
Outros 18 Estados autorizam os higienistas a praticar com supervisão limitada, com a particularidade das leis de estado restringirem serviços de higiene ou a duração temporal em que o cuidado de higiene pode ser providenciado.
«O quadro executivo da Maine Dental Association discutiu exaustivamente a ideia de uma prática independente de higiene dentária», afirmou John Bastey, director de assuntos governamentais da MDA.
Uma revisão proposta pela MDA ao projecto-lei “LD 2277”, aprovado pelo governador no dia 15 de Abril e que autoriza a prática não supervisionada, requerendo que higienistas independentes estabelecessem acordos com médicos dentistas não foi aprovada. Refira-se que a MDA está sustentada pela posição concordante da ADA.
Apesar do presidente da ADA, Mark J. Feldman, considerar que aquelas medidas são «bem intencionadas, no sentido em empreendem um melhor acesso a cuidados de saúde oral» a classes mais desfavorecidas, Feldman acredita que os “terapeutas dentários” «possuem consideravelmente menos formação em relação aos médicos dentistas» na realização de complexos procedimentos cirúrgicos.
«Nós simplesmente não pretendemos que a população seja exposta a complexos procedimentos cirúrgicos realizados por pessoas que não receberam formação».
Em 1921, a Nova Zelândia iniciou um curso de formação para educadoras escolares que, posteriormente, eram colocadas em “clínicas” instaladas nas escolas, por todo o país, providenciando cuidados de saúde oral primários a crianças em idade escolar.
O conceito de treinar aquelas educadoras escolares, que mais tarde passaram a designadas por terapeutas dentárias, foi adoptado por outros países com o intuito de melhorar o acesso aos cuidados de saúde orais, sobretudo a crianças.
Em muitos países, a terapia dentária está a ser integrada na formação teórico-prática em higienização oral, de forma a criar uma nova classe profissional complementar à do médico dentista.
Segundo a World Dental Federation (FDI), a actual iniciativa de introduzir “estes especialistas” nos Estados Unidos, pode resultar na integração de importantes membros nas equipas dentárias de todo o mundo, melhorando o acesso aos cuidados de saúde oral e reduzindo as disparidades existentes neste sector.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?