Promover posts de social media é uma necessidade das empresas com a ambição de se imporem como uma autoridade na sua área de intervenção. Por isso, é recomendado que qualquer clínica ou consultório que procure assumir um papel de liderança na área da saúde faça os maiores esforços para promover os seus posts nas redes sociais. [1]
Assim, convém realizar estratégias que ajudem a clínica ou o consultório a assumir-se como uma autoridade na sua área de intervenção.
Será que devo promover os posts de social media da minha clínica?
Uma clínica ou consultório pode comprometer a sua estratégia, se cometer alguns erros comuns. Fique a conhecer alguns deles e evite-os.
Ter um site incompleto
A presença na web só é bem conseguida com um bom site profissional. O site da sua clínica serve como cartão de visita, por isso é importante ter todas as páginas essenciais e todas as informações genéricas esperadas, nomeadamente endereço, telefone, mapa e indicação de pontos de referência próximos.
Deve ainda ter uma boa apresentação, ser um espaço digital em que seja fácil navegar e ainda demonstrar uma atualização constante, com todos os tratamentos disponibilizados. Outra informação relevante a ter é a partilha de links para as redes sociais.
Também deve ter um blogue, onde possa atrair as pessoas com posts educativos e com conteúdos relativos à área de atuação da sua clínica ou consultório.
Desrespeitar o código de ética
Ao divulgar informação sobre a clínica ou o consultório, deve proteger sempre o cliente ou paciente. É um erro fazer a promoção de especialidades das quais não tenha especialistas, por exemplo. Outro erro comum é divulgar preços ou campanhas promocionais.
Não realizar um plano estratégico de marketing
É um erro divulgar a clínica ou o consultório com ações aleatórias que até podem implicar um investimento alto, mas não trazem os resultados desejados, pois é necessário definir o orçamento e realizar um plano estratégico bem concertado.
Deve existir uma equipa responsável por realizar ações destinadas à divulgação de conteúdos da sua clínica ou consultório. Uma equipa que saiba de marketing e usar os canais de divulgação; que entenda da periodicidade das ações e que saiba fazer a análise dos resultados pode ser muito útil.
Não definir o público-alvo
Não ter um público-alvo definido leva a que as estratégias de divulgação não tenham eficácia. Ao saber delimitar as ações de promoção a um determinado perfil, consegue chegar às pessoas certas.
Não atualizar os canais de comunicação
É importante definir um calendário de publicações regulares. Haver atualizações constantes de conteúdos vai ao encontro do que é esperado e desejado pelos pacientes.
Não sendo necessário publicar conteúdos diariamente, é importante haver publicações regulares, com pelo menos duas a três publicações semanais. Tal procedimento permite criar proximidade com os clientes e até pode ajudar a trazer alguns novos.
Realizar um uso inadequado das redes sociais
Só é possível ter bons resultados nas redes sociais com um bom conhecimento do seu público-alvo.
Algo que é importante ter (e que é muito diferente da página pessoal, mas que muitos esquecem) é uma fanpage profissional com informação relevante (endereço, telefone, e-mail, site, especialidades, tratamentos, entre outros assuntos). Deve planificar tudo para ter publicações regulares, com conteúdos relevantes do seu segmento. É importante planear temas que sejam do interesse do seu público-alvo.
Não investir em materiais de divulgação de qualidade
É um erro fazer marketing de forma amadora. Sem qualidade, o marketing não é eficiente. Tal acontece com o cartão de visita, com o site, com os infográficos, com as imagens e os vídeos.
As pessoas ficam facilmente conquistadas com publicações visuais. Por isso, imagens e vídeos de qualidade, escolhidas com critério e sem ferir suscetibilidades, revelam-se bastante eficazes.
Conteúdos
Assim, deve fazer-se um investimento em marketing de conteúdos. Divulgar a sua clínica ou consultório na Internet é uma tarefa para profissionais, devendo ser criado conteúdo de qualidade.
Para conseguir gerar bons resultados online, é preciso criar conteúdo pertinente. Para haver sucesso, é necessário ter uma equipa competente que conheça bem o que o púbico da sua clínica pretende ler. Uma equipa que conheça bem os interesses dos seus pacientes e que produza conteúdos que permitam responder a questões que devam ser respondidas.
Criar conteúdo original e relevante é o caminho certo para o sucesso, com dicas de saúde, com a divulgação de bons hábitos alimentares e com a recomendação de determinadas atividades físicas, com a devida explicação sobre certas doenças, com a divulgação de tratamentos (inovadores) das especialidades, com sugestões de comportamentos preventivos.
A divulgação
É importante divulgar as publicações da sua clínica ou consultório. Recorrendo a uma equipa competente, pode e deve ser realizada uma divulgação em diferentes plataformas, nomeadamente no Facebook, no Instagram e noutras redes sociais.
Deve ainda equacionar a possibilidade de investir na criação de anúncios, usando Google Adwords ou Facebook Ads.
Investimento
É necessário estabelecer um orçamento e planificar devidamente uma estratégia com uma equipa de marketing profissional e competente. Tanto o Google Adwords, como o Facebook Ads, possuem vantagens e desvantagens e podem ser complementares. Pode ser uma estratégia optar-se por investir mais num do que noutro ou, então, investir em ambos.
Isto, é algo que deve ser bem definido por uma equipa de marketing, após perceber quais os objetivos da clínica ou consultório, nomeadamente o seu público-alvo, os dados do site e blogue, a concorrência, entre muitas outras variáveis. Por vezes, consegue-se formar uma equipa de marketing competente recorrendo aos serviços de um parceiro especialista na matéria…
O parceiro
Nem sempre é fácil encontrar o parceiro de marketing digital certo para promover posts de social media, pois um mero especialista em marketing pode não bastar para que a sua clínica ou consultório tenha o sucesso digital pretendido. É importante que esse parceiro alie os seus conhecimentos em marketing digital a know-how na área da saúde.
*Nuno Gonçalves é cofundador da Constant Circle [2] e da Doctorino [3]. Este artigo foi publicado originalmente no blogue da primeira empresa, que se assume como um estúdio de consultoria digital.