O Shangai Ranking e o Scimago Institutions Ranking posicionaram a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) como a melhor escola de medicina dentária em Portugal, revelou a instituição, em comunicado.
No primeiro, a única outra instituição de ensino superior presente na área foi a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), sendo que ambas as instituições ficaram posicionadas no mesmo intervalo do ranking: entre o 201º e o 300º lugar. No top cinco do Shangai ficaram posicionadas: a Universidade de Michigan – Ann Arbor; Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill; o King’s College London; a Universidade de Harvard; e, finalmente, a Universidade da Califórnia – São Francisco.
Já no Scimago Institutions Ranking, a FMDUL posicionou-se em 183º lugar. Outras das instituições portuguesas presentes no ranking foram a FMUDP, no 290º lugar, e a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), posicionada no lugar 318. O top cinco mundial foi ocupado pela: Universidade de São Paulo; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Universidade de Berna; e, finalmente, a Universidade de Michigan – Ann Arbor.
O Shangai Ranking foi lançado em 2009 e é internacionalmente reconhecido como um dos mais importantes a nível mundial. Em 2021 avaliou mais de 4000 universidades em 54 disciplinas nas áreas das ciências naturais, ciências da vida, engenharia, ciências médicas e ciências sociais.
Já o Scimago Institutions Ranking avalia nove indicadores: output (número de publicações na SCOPUS), colaboração internacional, fator de impacto (normalizado), fator de qualidade das publicações, índice de especialização, rácio de excelência, liderança científica, excelência das publicações e excelência na liderança.