A lista modelo de medicamentos essenciais e referentes às crianças contam agora com uma nova secção dedicada às preparações dentárias. As novidades surgiram da revisão deste ano da Organização Mundial de Saúde (OMS), relata a Federação Dentária Internacional (FDI), em notícia do seu site.
A nova secção inclui o fluoreto (anteriormente na secção para vitaminas e minerais como “fluoreto de sódio”) a ser indicado para cáries dentárias e uma seleção inicial de produtos com e que libertam fluór: diamino fluoreto de prata e cimento de ionómero de vidro.
As listas de modelos da OMS visam identificar os agentes químicos, medicamentos, dispositivos médicos e outros produtos médicos a que todos devem ter acesso, e que todos os governos devem garantir que estão disponíveis e acessíveis às suas populações.
Na divulgação do sumário executivo da seleção, o 23ª Comité de Especialistas da OMS considerou que “o problema das doenças orais, particularmente da cárie dentária não tratada, representa um problema significativo de saúde pública a nível global”.
A proposta inicial para esta nova secção e as suas candidaturas foram lideradas pelo Programa de Saúde Oral da OMS e por diferentes centros colaboradores da OMS, e incluiu a recomendação de ter uma nova entrada para a pasta de dentes com flúor. A FDI apresentou uma carta de apoio a esta proposta.
O Comité, no entanto, decidiu adicionar a pasta de dentes com flúor como uma formulação para o fluoreto e não como uma entrada completa. O sumário executivo da comissão de peritos solicitou ainda “à OMS que identifique e defina o flúor alternativo que contém formulações recomendadas para utilização na prevenção da cárie dentária” para a revisão de 2023.
A FDI apela agora que as associações dentárias nacionais informem os seus governos sobre este desenvolvimento e considerarem a adição destes preparativos dentários dentro das suas próprias listas nacionais de medicamentos, se ainda não estiverem incluídas.