Quantcast
Saúde

Dentistas podem ter papel importante na deteção de doença celíaca

criança no dentista Saúde Oral

Podem os médicos dentistas ter um papel importante na deteção e monitorização da doença celíaca em crianças? Um estudo recentemente publicado na revista científica British Dental Journal revela que sim e traça um retrato das várias ‘manifestações oro-dentárias’ que a doença pode ter.

A doença celíaca é uma patologia imunomediada causada pela ingestão de glúten e que afeta cerca de 1% das crianças e, além das manifestações gastrointestinais, como a diarreia, perda de peso e dores abdominais, pode manifestar-se de outras formas, inclusive na mucosa oral, com defeitos no esmalte dentário, atraso na erupção dos dentes e úlceras orais.

De acordo com os autores do estudo, nos pacientes que ainda não foram diagnosticados com a doença, estes sinais orais podem ser de grande importância, razão pela qual os dentistas que têm várias crianças como pacientes devem manter-se atentos e informados em relação aos possíveis sinais.

Recentemente, o European Paediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition (ESPGHAN) já havia publicado um guia de boas práticas para ajudar os profissionais de saúde a detetar sinais da doença nos seus pacientes. Mas o artigo agora publicado traça um retrato das mais recentes inovações no diagnóstico da doença e foca-se nas manifestações da doença ao nível da saúde oral, podendo ser uma ferramenta importante para os profissionais de medicina dentária.

Mais informações.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?