“Com Bolonha perdeu-se um sexto ano, importantíssimo em termos de experiencia clínica e de integração dos médicos dentistas no mercado de trabalho”, sublinhou o Bastonário, citado pelo jornal i. “É crescente o consenso dentro da profissão e das faculdades de medicina dentária”.
Orlando Monteiro da Silva criticou ainda o facto de Portugal ter sido “demasiado lesto” a adotar a declaração de Bolonha, “particularmente na área da saúde e da medicina dentária”. Revelando que em breve, em Coimbra, a OMD vai discutir a questão com o secretário de Estado do Ensino Superior, o bastonário admitiu que desse encontro poderá “sair um documento oficial a solicitar o sexto ano”. “Vários países europeus estão a seguir esta linha e nós não podemos ficar para trás nesta matéria”, recordou.
Orlando Monteiro da Silva falava, em Penafiel, à margem de um congresso da Sociedade Científica GIRSO, promovido pela Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário (CESPU), que reúne algumas dezenas de especialistas de saúde oral de vários países europeus.


