Os centros de saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo irão em breve receber mais dentistas. A notícia surge praticamente um ano depois do arranque do Projeto-Piloto dos Cuidados de Saúde Oral nos Cuidados de Saúde Primários, período durante o qual os centros de saúde da região deram cerca de 19 505 consultas de medicina dentária.
Em declarações à TSF, o Coordenador Regional da Saúde Oral da região, Rui Calado, explica que o objetivo é “duplicar o número de centros de saúde com este serviço”, dos atuais 11 para 23. O alargamento da rede de centros de saúde com dentista está, no entanto, dependente da decisão do Ministério da Saúde.
Rui Calado explica ainda à rádio que neste primeiro ano do projeto, as cáries dentárias e as doenças das gengivas têm sido os problemas que mais têm motivado a procura de médicos de família por parte dos portugueses que podem agora ser encaminhados para o dentista.
Importa ainda referir que no início o projeto-piloto abrangia apenas doentes portadores de diabetes, neoplasias, patologia cardíaca ou respiratória crónica, insuficiência renal em hemodiálise ou diálise peritoneal e transplantados, tendo sido posteriormente alargado a todos os utentes dos centros de saúde.