Quantcast
dentista

Estudo avalia evolução da saúde oral em pacientes com necessidades especiais

SEF constitui arguido proprietário de clínica ilegal em Faro

Os pacientes com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento têm também necessidades especiais ao nível dos cuidados dentários. Para avaliar a evolução do estado de saúde oral deste tipo de pacientes, um grupo de investigadores dos EUA realizou um estudo que revela que as cáries dentárias reduziram em pacientes que recebem cuidados dentários regulares, mas que os problemas de saúde oral mais significativos se mantiveram, mesmo em pacientes com rotinas de manutenção.

Para avaliar a evolução do estado de saúde oral dos pacientes ao longo do tempo, os cientistas da Escola de Medicina Dentária da Universidade de Tufts analisaram os registos dentários de 12 anos de 107 pacientes com necessidades especiais. Os cientistas analisaram todos os dados referentes a cáries, doenças periodontais e higiene dentária.

As taxas de incidência de cáries dentárias caíram de forma significativa ao longo do tempo, baixando de 60% para 40%, contudo, no que diz respeito às doenças periodontais, os investigadores observaram um aumento da incidência, mesmo em pacientes que recebem cuidados frequentemente.

Um estudo levado a cabo na mesma universidade e que analisou o mesmo tipo de pacientes revelou ainda que o acesso a cuidados dentários não é eficaz, por si só, na prevenção de doenças dentárias em adultos com necessidades especiais e com deficiências de desenvolvimento.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?