O Governo quer reforçar os cuidados de saúde primários e alargar a medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e líder da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS, durante a sua primeira intervenção no plenário da FAUL, que decorreu na passada sexta-feira (8 de novembro).
Duarte Cordeiro começou por afirmar que o programa eleitoral dos socialistas é a base do programa do atual Governo, embora integre contributos de outros partidos, como o Bloco de Esquerda, PCP, PEV, PAN e Livre.
Declarou então que o seu executivo vai “reforçar os cuidados de saúde primários, alargando a medicina dentária no SNS”, bem como arrancar com o projeto do novo Hospital Oriental de Lisboa.
Recorde-se que o Relatório da Coordenação para a Reforma do SNS (CNCSP) na Área dos Cuidados de Saúde Primários [1], revelado no passado mês de outubro, apontou falhas ao SNS, mas congratulava a chegada dos cuidados de saúde oral ao serviço público de saúde.