A sexta edição do Dentalbizz vira-se para o futuro e vai analisar quais as competências mais importantes para o médico dentista no século XXI. Quais os novos desafios que se colocam? Será que a aposta vai passar por equipas multidisciplinares? E qual o papel do médico dentista na promoção da Saúde Oral?
Para o médico dentista, o conhecimento científico e a prática clínica são vitais para atingir bons resultados. Mas e a parte de gestão? Um bom médico dentista tem de ser um bom gestor? Voltamos ao mesmo assunto pois acreditamos que ainda subsistem dúvidas que vamos tentar esclarecer com a ajuda de Hugo Madeira, CEO da Clínica de Implantologia Avançada. O médico dentista vai desvendar a sua experiência pessoal enquanto CEO e como o Programa de Direção de Empresas (PDE) mudou completamente a sua visão do negócio.
E trabalhar em equipas multidisciplinares, sim ou não? O médico dentista deve estar fechado num consultório com os seus pacientes, ou pelo contrário deve trabalhar numa equipa multidisciplinar, onde várias áreas se complementam, até para haver uma partilha de conhecimentos? Júlio Fonseca, da Orisclinic, vai partilhar a sua visão e revelar como trabalhar em equipa e evitar conflitos.
Ainda da parte da manhã vamos abordar a importância das pós-graduações na evolução dos clínicos, com a ajuda do médico dentista Hugo Sousa Dias, e ainda como é trabalhar além-fronteiras, com a participação, via Skype, de Luís Filipe Amante, a exercer no Reino Unido.
Papel do médico dentista na promoção da saúde oral
A parte da tarde tem início com uma mesa redonda onde vai ser analisado o papel do médico dentista na promoção da importância da saúde oral junto das populações. Qual o impacto da inclusão dos médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde? Estamos a capacitar para captar mais clientes? E será que é importante transmitir a mensagem da importância da saúde oral para captar mais pacientes para a medicina dentária? Para discutir o assunto vamos a presença de Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Ana do Céu, médica dentista do PNSO, Eurico astro Alves, do SINAS/Saúde Oral e Artur Miler, médico dentista a exercer no SNS.
O período da tarde inclui ainda uma análise sobre as obrigações legais do médico dentista da responsabilidade de Sónia Santos, da MedSupport, e como os portugueses são considerados Mobile First, ou seja, utilizam o telemóvel para tudo no seu dia-a-dia, vamos analisar como os médicos dentistas podem tirar partido deste crescimento do digital na palestra ‘Farto de estar ultrapassado’, da responsabilidade de Telma Santos e Vanda Souto, Digital Evangelists – Abilways Digital.
O dia termina com um frente a frente entre duas gerações de médicos dentistas, um rookie e um giant, que em palco vão debater opiniões sobre o presente e o futuro da medicina dentária e o que ambas as gerações podem aprender uma com a outra. João Mouzinho e Manuel Neves aceitaram o convite. O que cada geração pode aprender entre si?
Prémios Saúde Oral 2017
O dia termina com a entrega dos Prémios Saúde Oral 2017. Pelo oitavo ano consecutivo, a revista Saúde Oral e o Grupo IFE vão homenagear as personalidades e as marcas que mais se destacaram no universo da medicina dentária em 2016, com a entrega dos Prémios Produto e Prémios Clínicos nas diversas áreas de especialidade.
E se os Prémios Produto continuam a ser atribuídos mediante a apresentação de candidaturas enviadas pelas empresas nas várias áreas, que depois são sujeitas a votação por médicos dentistas, estomatologistas, higienistas orais e técnicos de prótese dentária, os Prémios Clínicos são da responsabilidade de um júri eleito pela revista Saúde Oral. Venha conhecer os vencedores deste ano a 8 de junho, na Alfândega do Porto.


