Quantcast
 

Linguagem gestual alivia ansiedade inerente a prática dentária

Linguagem gestual alivia ansiedade inerente a prática dentária

Uma recente investigação da Harvard Medical School sugere o uso de uma linguagem gestual universal – Dentisign – para que pacientes mais ansiosos possam comunicar, de uma forma mais eficaz, com os médicos dentistas.

Segundo o “Medical News Today”, um número significativo de pacientes desconhece que pode estabelecer uma relação mais próxima e eficaz com o médico dentista, atenuando a ansiedade inerente aos procedimentos dentários.
O “Dental Health for Adults: A Guide to Protecting Your Teeth and Gums”, da Harvad Medical School propõe uma abordagem mais directa, assente no estabelecimento de uma comunicação simples com o profissional e na exploração de estratégias para reduzir a dor associada ao tratamento dentário.
Raymond Cadden, o autor do Dentisign, citado pelo “Dentistry.co.uk”, explica as razões associadas à criação desta inovação: «durante uma consulta perguntei à médica dentista se poderia acatar alguns sinais manuais simples durante o procedimento dentário», como coçar o nariz.
«Assisti a um filme através de óculos especiais e verifiquei que o procedimento dentário foi mais curto que o habitual. Eu e a médica dentista formámos realmente uma equipa».
Surpreendido por descobrir que estas abordagens eram partilhadas por muitos especialistas na área, defende que «a incapacidade do paciente em comunicar as suas necessidades é o principal problema».
«Podemos criar vantagens que melhorem a experiência dentária dando simplesmente voz ao paciente e sustentando a criação de uma equipa entre paciente e médico dentista».

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?