- Saude Oral - https://arquivo.saudeoral.pt -

Saiba quais os primeiros centros de saúde que vão receber médicos dentistas

São 13 os centros de saúde de Lisboa e do Alentejo que vão receber, ainda no primeiro semestre deste ano, médicos dentistas e outros profissionais de medicina dentária, no âmbito de um projeto-piloto na área da saúde oral [1] desenvolvido pelo Governo em parceria com a OMD.

A notícia foi avançada esta segunda-feira (21 de março) pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, que revelou que “pretendemos, ao longo destas experiências-piloto, iniciar a integração de médicos dentistas nos cuidados de saúde primários, de modo a que os utentes tenham uma acessibilidade fácil a cuidados de saúde oral e possamos prestar uma resposta com qualidade.”

De acordo com o secretário de Estado, a saúde oral é “uma área de fragilidade” no Serviço Nacional de Saúde (SNS), apesar do programa cheque-dentista, “que temos tido ao longo destes últimos oito anos e para além de toda a política na área da prevenção e na promoção da saúde oral”.

O projeto-piloto vai chegar, numa primeira fase, a dois centros de saúde do Alentejo, a Portel e a Montemor-o-Novo, e a 11 da região de Lisboa, que passam a contar com médicos-dentistas e assistentes de medicina dentária que prestarão serviços a pacientes indicados pelos médicos de família. Segundo Fernando Araújo, a escolha destas unidades prende-se com o facto de já possuírem “condições físicas próprias para esse fim” e com o facto de serem locais onde não existe atualmente muita oferta de cuidados de saúde.

Depois da fase de arranque, o projeto será monitorizado e avaliado durante um ano para depois ser alargado a outras regiões do país.