- Saude Oral - https://arquivo.saudeoral.pt -

“Somos uma família e uma equipa muito sólida”

Os últimos anos foram bastante intensos para Hugo Madeira. Entre os vários acontecimentos que marcaram este período, de destacar a mudança da clínica da LxFactory para o Saldanha, em Lisboa. Na Clínica de Implantologia Avançada Hugo Madeira a inovação é a cultura e “o futuro é promissor. Tenho a melhor equipa do mundo ao meu lado e isso permite-me sonhar cada vez mais alto”.

Os últimos três anos foram bastante intensos para o médico dentista Hugo Madeira: “desde marcas a quererem apostar em mim até ao abraçar da minha formação internacional, que veio aumentar a minha rede na Indústria e fazer-me perceber que era necessário melhorar ao nível dos equipamentos, processos e da experiência do paciente na clínica”.

Face a esta realidade, a clínica dentária que detinha na Lxfactory, em Lisboa, começava a apresentar algumas limitações. “O espaço na Lxfactory já não tinha disponibilidade física para crescermos”, salienta. Daí que tenha começado a ponderar uma hipótese de mudança. “Ao considerarmos um espaço maior, consideramos também uma nova localização em Lisboa e o Saldanha é uma zona da cidade que sempre me cativou, sobretudo para construir o novo conceito”.

Os anos passados na LxFactory, espaço caracterizado por uma “dinâmica multicultural, onde reina a indústria criativa”, vão deixar saudades. Neste sentido, Hugo Madeira ressalva que “apesar de para muitos não fazer sentido uma clínica dentária num espaço assim, faço um balanço de grande aprendizagem, principalmente porque foi um espaço onde conheci pessoas fantásticas, criativos, artistas e consultores que de certa forma me ajudaram a construir a minha marca”.

O conforto de todos

Hoje em dia, a Clínica de Implantologia Avançada Hugo Madeira, no Saldanha, é fruto de todo este caminho de experiências e aprendizagens. Ao idealizar o conceito, a principal motivação do médico dentista foi “construir um espaço onde a inovação fosse a nossa cultura”. Não apenas inovação tecnológica, “ao nível de todos os equipamentos que usamos, mas também a inovação que permita o conforto de todos”. Assim sendo, a clínica prima por ser uma área onde desde o paciente à equipa médica e técnica “todos se sentem confortáveis”. Na prática, a busca por este bem-estar traduz-se, por exemplo, na preocupação em “criar um espaço zen, por haver um equilíbrio entre a nossa sala de espera e um terraço, onde as pessoas possam descontrair e no facto de os três gabinetes estarem equipados, interligados e terem bastante luz natural”.

Para Hugo Madeira, estes aspetos contribuem igualmente para a diferenciação do novo espaço em relação ao antigo, mas não são os únicos. Outra das inovações da clínica atual foi a criação de um estúdio fotográfico, “que é uma das coisas que acredito que todas as clínicas no espaço de cinco anos deveriam ter, se querem acompanhar a Indústria”. Porém, o facto de a clínica se situar no centro de Lisboa também se revelou uma mais-valia, na medida em que “acaba por ser uma ajuda muito grande para quem se desloca de transportes”.

Sonhar mais alto

Para Hugo Madeira um bom ambiente de trabalho é fundamental e, por isso, “posso dizer que somos uma família e uma equipa muito sólida, que aposta imenso na inovação, tecnologia e comunicação”. Em termos de serviços, oferecem “o Digital Smile Design, impressões em 3D, sedação consciente e regeneração através de fatores de crescimento”.

clínica dentária [1]

Ter uma equipa unida e na vanguarda da tecnologia é ‘meio caminho andado’ para lidar com os desafios do dia-a-dia. Atualmente, segundo Hugo Madeira, um dos desafios diários que enfrenta é um medo que ainda está bastante enraizado na nossa cultura. “Todos os dias lidamos com a ansiedade dos pacientes, sendo que a questão do ‘medo do dentista’ ainda é algo muito presente na nossa sociedade e nós estamos a estudar nesta área”, revela. No entanto, a gestão das expetativas dos pacientes é igualmente uma realidade na rotina de uma clínica dentária e, presentemente, “temos de gerir expectativas de pacientes super-exigêntes no que toca à estética”.

Mas o ‘poder de equipa’ não se esgota na resolução dos desafios diários. “Se fizer uma análise, o futuro é promissor porque tenho a melhor equipa do mundo ao meu lado e isso permite-me sonhar cada vez mais alto e a verdade é que ainda vão ouvir falar muito de nós”, salienta Hugo Madeira, confidenciando que “a minha equipa costuma brincar comigo quando falo em projetos futuros, dado que segundo eles tenho uma ideia nova todos os dias”.

Para Hugo Madeira, o futuro passa “por cada um de nós e por aquilo que podemos acrescentar à nossa profissão e à partilha de conhecimento”. Essencialmente, para o médico dentista, “o futuro passa por não desistirmos”. O que mais tem aprendido ao longo do seu percurso profissional é que “não existem ‘gurus’, mas quem faz primeiro, e a seguir os que fazem bem. Tudo se faz passo a passo porque ganha-se e perde-se todos os dias”. Daí declarar que “procuro não fazer apenas o bom, mas trabalhar para o possível e o impossível”. Quando se fala em conhecimento e experiência “não podemos ser radicais porque cada caso é um caso”. Assim sendo, para Hugo Madeira “neste vaivém de tempos e formas de trabalho, procuro sempre retirar o melhor de cada um, sem julgar e criticar os meus colegas, porque juntos somos mais fortes”.

Quando se questiona Hugo Madeira sobre a razão que o levou a enveredar pela profissão de médico dentista, este confidencia: “sou o que sempre quis ser mesmo antes de o saber’”. O médico dentista tem vindo a especializar-se nas áreas da reabilitação oral estética e cirurgia oral porque “desde os tempos de faculdade que sempre foram áreas que me suscitavam mais atenção. Com o passar dos anos fui tendo cada vez mais interesse em trabalhar nelas”.

Hugo Madeira licenciou-se em Medicina Dentária em 2007 no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCSEM), onde foi convidado para ser monitor de reabilitação oral. Foi neste mesmo instituto que concluiu o Mestrado em Medicina Dentária, em 2010, e fez ainda parte do Mestrado em Reabilitação Oral no Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte (ISCS-N).

Tendo uma carreira muito ativa até ao momento, tendo participado em diversos cursos intensivos e especializações, principalmente em implantologia, cirurgia oral avançada e prótese fixa, na América do Sul, tendo estudado em São Paulo (Brasil), Havana (Cuba), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina).

Artigo publicado na edição de janeiro/fevereiro de 2015 da revista SAÚDE ORAL