As Jornadas da Primavera, organizadas pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), regressam após um interregno de três anos. Entre 21 e 23 de abril, cerca de uma centena de congressistas e conferencistas reuniram-se na primeira edição descentralizada, que decorreu na Ilha de São Miguel, no Hotel Verde Mar & SPA.
Através de um programa multidisciplinar, os três dias de discussão permitiram uma atualização de conhecimentos. O encontro foi ministrado por três formadores. Especialista em Odontopediatria e pós-graduada pela New York University, Maria Teresa Xavier foi responsável pelo módulo “Protocolo CAMBRA”.
“Regeneração de tecidos moles na Implantologia” foi o módulo a cargo do formador em Cirurgia Plástica Periodontal e Implantologia Avançada e médico dentista pela FMDUP, Paulo Alexandre Carvalho. O último dia do evento marcou o debate sobre “Restauração de dentes posteriores, limites, desafios e dicas” pelo responsável clínico da Pós-Graduação em Dentisteria Adesiva do Instituto Universitário de Ciências da Saúde e pós-graduado em Patologia Experimental, Rui Isidro Falacho.
Este evento científico reveste-se também de um cariz familiar, sendo habitualmente um momento de confraternização entre colegas, familiares e amigos. No primeiro dia, os participantes foram recebidos com um jantar de boas-vindas. Na tarde de 22 de abril, partiram à descoberta das Furnas, no Parque Terra Nostra. O último dia ficou marcado por momentos de lazer com o passeio às Sete Cidades e de convívio com o piquenique que decorreu junto à lagoa.