Quantcast
Saúde Oral

Qual o impacto dos cigarros eletrónicos nas doenças periodontais?

cigarro eletrónico

Os cigarros eletrónicos têm vindo a ganhar popularidade nos últimos anos, sobretudo devido às afirmações de que são melhores para a saúde dos consumidores do que um cigarro tradicional. Mas um estudo norte-americano vai agora investigar se é mesmo assim ou não. É que estes dispositivos eletrónicos que distribuem a nicotina através de um aerossol podem ter efeitos na saúde até agora desconhecidos.

“Com base nos dados que temos da nossa investigação preliminar, colocamos a hipótese de que estes cigarros eletrónicos e as misturas usadas no aerossol podem perturbar o microambiente da cavidade oral, aumentando a vulnerabilidade às doenças periodontais”, refere Deepak Saxena, investigador da New York University College of Dentistry e um dos responsáveis pelo estudo.

“Fumar é um dos maiores fatores de risco para as doenças periodontais, para a imunossupressão e para gerar dados nos tecidos moles. Este estudo que vamos agora realizar incluirá 120 indivíduos, incluindo 40 não-fumadores, 40 indivíduos que fumam frequentemente cigarros e que não usam cigarros eletrónicos e 40 indivíduos que fumam exclusivamente cigarros eletrónicos”, acrescenta.

O objetivo, segundo a equipa de investigadores, é estudar o efeito do aerossol dos cigarros eletrónicos na saúde periodontal. Para isso serão recolhidas amostras de saliva e de placa bacteriana subgengival e realizadas consultas clínicas a um dos indivíduos.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?