Um estudo publicado na revista científica ‘Dentomaxillofacial Radiology’, que analisou os conhecimentos de dentistas, radiologistas, estudantes de medicina dentária e estudantes de radiologia em relação à radiação, revela que existe ainda pouca consciencialização em relação aos cuidados que se devem ter com a radiação.
O estudo, que inquiriu um total de 301 participantes, procurou analisar conhecimentos básicos em relação aos exames radiológicos e revela que, no geral, a média de respostas corretas foi de 8,13 entre um total de 13 perguntas de escolha múltipla.
Os dentistas foram os que mais respostas acertaram, com uma média de 8,36, revelando mais conhecimentos em relação aos exames radiológicos e aos cuidados a ter, seguidos pelos estudantes de medicina dentária, com uma média de 8,19 respostas corretas. Os radiologistas e os estudantes de radiologia ficaram logo a seguir na tabela, com uma média de 8,11 e 7,46 respostas corretas, respetivamente.
De acordo com os investigadores responsáveis pelo estudo, os dentistas que receberam formação para proteção radiológica tiveram um número mais elevado de respostas corretas em comparação com os que não possuem esse tipo de formação, contudo, no grupo de radiologistas não se observou uma associação entre os níveis de formação e o número de respostas corretas.
Por outro lado, os resultados demonstram que o ano de estudo influenciou as respostas dos estudantes de radiologia, com os estudantes do terceiro ano a terem um maior número de respostas corretas do que os alunos do primeiro e do segundo ano.
Saiba mais sobre o estudo em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27404052


