Quantcast
Investigação

Uma boa saúde oral pode travar declínio cognitivo em idosos

idoso no dentista Saúde Oral

Um estudo recentemente publicado na revista científica ‘Journal of the American Geriatrics Society’ revela que uma boa saúde oral, assim como as visitas frequentes a um médico dentista, podem atrasar o declínio cognitivo à medida que as pessoas envelhecem.

A investigação indica que as condições periodontais estão associadas com um pior estado cognitivo ou com o declínio cognitivo, mas sugere que as evidências recolhidas durante o estudo não são suficientes para sugerir que um causa o outro.

“As evidências clínicas sugerem que a frequência dos problemas de saúde oral aumentam significativamente nas pessoas mais idosas com problemas cognitivos, particularmente naqueles com demência”, referem os responsáveis pelo estudo.

Contudo, ainda não existem evidências suficientes que permitam concluir que existe uma relação direta entre as duas coisas. Um estudo recentemente publicado já havia indicado que a doença periodontal pode acelerar o declínio cognitivo dos pacientes com Alzheimer.

O estudo, da responsabilidade do Dental Institute do King’s College London, no Reino Unido, mostrava que os pacientes com Alzheimer que também sofrem de doença periodontal possuem taxas de declínio cognitivo mais elevadas.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?